Quem nunca teve vontade de conhecer a Torre Eiffel? E ainda conhecer de forma barata sem precisar de contratar um guia para entender cada curiosidade que este monumento espetacular possa oferecer?

Acredito que 100% das pessoas tem este interesse, principalmente por ser a atração mais famosa da cidade de Paris. A grande vantagem disso tudo é que existem algumas formas para você visitar este ponto turístico de maneira econômica e ainda tornar uma das melhores experiências de sua vida (e de suas companhias também).

Bem simples, neste artigo do Guia Paris irei separar para você alguns tópicos fundamentais para o seu passeio, sendo eles:

  • Porque a Torre Eiffel conquistou o mundo;
  • Como chegar utilizando sua preferência de transporte;
  • Bilhete de entrada;
  • Base, primeiro, segundo e o último andar (Incrível);
  • Os melhores locais para tirar foto da Torre;
  • Bônus: 06 dicas indispensáveis durante o seu passeio.

Porque a Torre Eiffel conquistou o mundo

torre eiffel mundo

Por ser um dos monumentos mais famosos do mundo, a Torre Eiffel (La Tour Eiffel) simboliza a cidade de Paris. Antes das pessoas visitarem a cidade, acredito que quase a maioria possui uma imagem deste monumento pregado na parede da sala ou um chaveiro ou uma foto da torre na tela principal do computador.

Afinal, essa paixão existe uma explicação. A estrutura, que nasceu em 1889, possui uma altura de 324 metros, uma altura aproximada de um pequeno prédio de 101 andares, com mais de 8000 peças metálicas em forma de treliça. E apesar dessa quantidade gigantesca de aço, a Torre Eiffel é considerada como uma estrutura leve e delicada.

De acordo com o seu criador Gustave Eiffel, a torre possui uma leveza de uma bailarina em seu ponto de equilíbrio. Com isso, ela ficou conhecida como a “Dama de Ferro”. E mesmo assim, na época que ela foi inaugurada, foi considerada uma monstruosidade. Diversos artistas e escritores protestaram contra a sua presença por poluir a visão do horizonte de Paris. Infelizmente tenho que dizer que eles estavam errados!

A Torre Eiffel está localizada no bairro central Champ de Mars (Campo de Marte) na 5 Avenue Anatole. Este bairro possui um grande significado cultural de Paris, por possuir diversos museus, jardins e até outra famosa torre de ferro em sua região.

Uma curiosidade do passado: depois de sua inauguração, a estrutura ficaria de pé apenas 20 anos, ou seja, em 1909 a Torre Eiffel seria desconstruída. Mas por causa de sua dimensão e sua utilidade como uma antena de rádio garantiu a sua sobrevivência até os dias de hoje.

Com isso, tornou-se um dispositivo elétrico insubstituível para Paris e ainda é apreciado pela sua beleza única. Ainda bem!

Como chegar

metro-paris

A grande vantagem da cidade de Paris é que ela possui diversas opções para as pessoas se deslocarem na cidade.

Dessa maneira, separei para você os meios de transportes que você deve pegar para chegar na Torre Eiffel sem dificuldades, veja:

  • Metrô: As estações Bir-Hakeim ou Trocadéro são os pontos mais próximos do monumento, então caso ir de metro seja sua opção, veja aqui no mapa, qual é a melhor forma para você.
  • Trem RER: Para você que vai pegar os famosos trens de Paris, RER, você consegue para diretamente na estação Champs de Mars da Torre, veja aqui no mapa.
  • Ônibus: Você possui várias opções, o ônibus 82 ou o ônibus 42 param exatamente na torre Eiffel, ou você também pode pegar os ônibus 82, 87 ou 69 que param no Champs de Mars.
  • Barco: Caso deseja desfrutar um incrível passeio de barco no rio Sena, os barcos possuem uma para no Porto de la Bourdonnais, a uma curta distância da Torre Eiffel.
  • Bicicleta: as bicicletas estão disponíveis para pegar a partir de qualquer uma das estações do Vélib ‘em Paris.
  • Carro: Se você possui o privilégio de ir de carro, existem estacionamentos subterrâneos próximos, a melhor opção é no estacionamento do Quai Branly a 300 metros da Torre Eiffel.

Bilhete de entrada

ingresso torre eiffel

Para poder subir nos andares da Torre Eiffel é necessário que você compre um bilhete de entrada, sendo que os preços variam de acordo com a sua visita.

Estes bilhetes permitem que você acesse aos elevadores do primeiro e segundo anda. Agora, caso você queria visitar o último andar da torre, um valor a mais será cobrado.

Então, para comprar, existem duas maneiras:

Comprar na hora: Existe uma bilheteria localizada na esplanada da Torre Eiffel, entre os Pilares Oeste e Sul. Você pode comprar tanto para acessar os andares através de escadas (mais barato) ou utilizar os elevadores da torre (mais caro).

Comprar pela internet (recomendado): Comprar o bilhete pela internet evita que você enfrente uma longa fila na bilheteria. Você deve comprar seus bilhetes com antecedência (pelo menos um dia antes de sua visita), imprimir e leva-lo junto com você. ( Os bilhetes de entrada da escada não estão disponíveis on-line.)

Os andares da Torre

A base

base a torre eiffel

Os 04 pilares gigantescos fornecem uma primeira impressão impressionante, eles são muito maiores do que você imagina e são espaçosos o suficiente para manter uma estação de correios (Pilar do Sul) e quatro elevadores.

Existem lojas de souvenires e uma cafeteria próximos aos pés dos pilares.

Então com o seu ingresso de entrada na mão, pegue um dos três elevadores do Pilar Norte (Pilier Nord), East Pillar (Pilier Est), ou Pilar Oeste (Pilier Ouest) para subir ao primeiro nível. (O Pilar do Sul é um elevador privativo para o restaurante Júlio Verne).

OBS.: Não deixe de tirar fotos no momento da subida dos andares, tanto a escada quando os elevadores oferecem uma vista panorâmica de toda a cidade.

O primeiro andar

primeiro andar torre eiffel

Este andar oferece aos visitantes uma bela noção da estrutura metálica ao ar livre da torre. Situado a uma altitude de 57 metros, a plataforma de observação dispõe de pisos de vidro para mostrar uma vista ímpar da cidade.

Com mais de 2.000 metros quadrados de espaço de visualização ao ar livre, este andar permite relaxar e apreciar a cena. O local possui banheiros públicos, uma loja de presentes e um museu celebrando o 120º aniversário da torre e o teatro Cineiffel, que exibe um filme educativo sobre a história da Torre Eiffel (um bom momento para praticar o seu francês).

Há também uma galeria circular, onde existem diversos pontos de vista que permitem aos visitantes localizarem monumentos específicos da cidade de Paris.

Mas agora, caso você deseja desfrutar um almoço ou jantar, neste incrível cenário vá para o restaurante 58 Tour Eiffel. O almoço é mais casual, estilo um piquenique, sem muita novidade. Agora o jantar, é uma experiência mais formal, onde os pratos são típicos da cozinha tradicional francesa.

Mas caso você queira economizar na alimentação, existe também um bar que está aberto para almoço e serve uma seleção de saladas, sanduíches, pizzas, tortas e doces.

O segundo andar

segundo andar eiffe

Com mais de 115 metros de altitude, o segundo andar oferece as melhores vistas sobre a cidade de Paris. Os edifícios ao longo do rio Sena podem ser facilmente observados (enquanto que no nível superior, os locais parecem tão pequeno).

Para chegar ao segundo andar, pegue o elevador ou suba as escadas. Neste nível, também possui banheiros públicos, lojas de souvenires e uma cafeteria similares ao que no primeiro andar.

Há também uma janela da história que descreve a construção da Torre Eiffel e uma bela visão panorâmica, ideal para uma foto na capa do seu facebook (mas não para aqueles que tenham medo de alturas).

Agora, você está realmente buscando a experiência parisiense? Então delicie-se com uma refeição no restaurante incomparável no Júlio Verne. Este restaurante gastronómico oferece os pratos do renomado chef francês Alain Ducasse. Misturando o clássico da herança culinária francesa com um toque contemporâneo, e acredite, a cozinha é tão espetacular quanto à vista.

Certifique-se de fazer sua reserva com antecedência (vários meses antes) e pegue o elevador privativo do Pilar do Sul na base da Torre Eiffel, que leva diretamente para o restaurante.

O último andar

top level

Este andar não é para os fracos de coração, o nível mais alto da Torre Eiffel está a uma altura de 276 metros. A cúpula da Torre Eiffel continua vários metros mais elevados com a antena de rádio atingindo 324 metros.

Para chegar ao mais alto nível, você tem que pegar o elevador a partir do segundo nível. Há duas plataformas de observação, um está no centro da torre e o outro é ao ar livre, na extremidade. Para dar uma sensação emocionante de altitude.

Os elevadores são mais compactos do que o primeiro e segundo andar e definitivamente não é adequado para aqueles que temem de altura. A partir das plataformas de observação, aprecie as deslumbrantes vistas panorâmicas que se estendem até 70 km.

Tente observar os outros monumentos de Paris e veja como eles são pequenos. A torre de 70 metros de Notre-Dame fica a 200 metros abaixo desta plataforma de observação.

Este nível superior inclui Escritório de Gustave Eiffel, que aparece em sua condição original. Existem modelos de cera que mostra Gustave e sua filha em uma reunião com Thomas Edison.

A partir de vários pontos nas plataformas de visualização, mapas panorâmicos indicar os monumentos mais emblemáticos de Paris, juntamente com a altura de cada edifício. Há até mesmo um medidor gráfico de altura onde os visitantes podem medir sua altitude exata.

OBS.: Lembre-se que para acessar este nível o valor do bilhete é mais caro.

O melhor lugar para tirar foto da Torre

Para tirar uma foto perfeita da própria Torre Eiffel como plano de fundo, existem dois lugares que são estratégicos. Depois do rio Sena, o Place du Trocadéro oferece uma vista maravilhosa da torre, onde você consegue enquadrar a torre inteira em sua câmera. O Champs de Mars também oferece uma boa base para fotos.

A partir de qualquer um desses locais, é fácil tirar fotos que vão se tornar lembranças muito queridas. O tempo ideal para tirar uma foto na frente da Torre Eiffel é na parte da manhã ou da tarde.

Bônus: 08 dicas indispensáveis durante o seu passeio.

Como você leu este guia até aqui, separei para você estas dias que são INDISPENSÁVEIS para tornar seu tour mais prazeroso:

#01 – Como evitar as multidões:

A Torre Eiffel é um dos monumentos mais visitados do mundo, com sete milhões de visitantes por ano, com isso, as filas são enormes em determinados horários.

Então para evitar as multidões, chegue no início da manhã (antes das 9h) ou no final da tarde (após 18h). No Verão, a Torre Eiffel fica aberta até mais a noite.

#02 – Ignore os Elevadores:

Para aqueles que não compraram os bilhetes, é possível evitar a extensas filas do elevador pegando as escadas.

O lado positivo disto é que os bilhetes de entrada da escada custam alguns euros menos do que os bilhetes de entrada do elevador. Mas o lado negativo é que você precisa subir 360 degraus até o primeiro andar e mais 344 degraus (para um total de 704) até o segundo andar. E lembre-se que o nível superior não é acessível por escadas.

#03 – Turistas atentos:

Todos sabem (ou deveriam saber) que Paris é famosa pelos batedores de carteiras. Então você deve tomar muito cuidado quando estiver fazendo um tour pela Torre. Sempre fique atento em locais aglomerados, como os elevadores.

Outra coisa também de segurar bem a sua câmera para evitar queda das plataformas de observação. Você não quer perder sua câmera ou poder machucar alguém com a queda de objetos.

#04 – Acessibilidade:

Todos os níveis possuem condições para pessoas que possuem necessidades especiais. Caso você ou suas companhias precisam de alguma necessidade especial, a torre está preparada para atender todas as suas demandas.

#05 – Show de Luzes:

A Torre Eiffel é iluminada todos os dias após o pôr do sol. Se você for conhecer a torre no final da tarde, você poderá ver o espetáculo de luzes que começam após o pôr do sol.

#06 – Desfrute a comida francesa:

Desfrute de uma refeição memorável no restaurante Júlio Verne no segundo andar da Torre Eiffel. Este estabelecimento é um dos principais restaurantes gastronómicas em Paris.

O restaurante está aberto para almoço e jantar. As reservas devem ser feitas com antecedência. Durante a alta temporada, reservar três meses antes do tempo. E lembre-se de vestir adequadamente, camisetas, shorts e roupas esportivas não são permitidos.

Para mais informações acesse: lejulesverne-paris.com

Gosto deste guia? Achou útil? Não deixe de compartilhar com seus amigos!