Quem visita a romântica cidade de Paris pela primeira vez, quase sempre tenta aproveitar o máximo possível dos passeios de uma única vez e acaba perdendo o que a cidade tem de mais incrível – o flanar, literalmente caminhar sem destino certo.
Esse é um hábito que todo turista deveria incorporar em seu roteiro, já que é muito fácil perder o controle e transformar o que seriam as férias fantásticas em uma maratona de tours, selfies e filas para entrar em monumentos.
Mas, se você é do tipo que gosta de “ticar” as coisas da sua lista, eis algumas atrações e passeios que não podem faltar no Guia Paris de ninguém – especialmente quem visita a cidade luz pela primeira vez:
- Walking Tour: Uma das coisas mais sensacionais que rolam na Europa, em termos de turismo, são os walking tours. Free walking tours, para ser mais específico. Trata-se de pequenos city tours gratuitos oferecidos por agências locais, onde os guias te levam para conhecer as partes mais interessantes da cidade. E Paris também tem! Não é preciso fazer inscrição e nem desembolsar nenhum euro – basta aparecer.
- Torre Eiffel: Provavelmente o monumento turístico mais conhecido em todo o mundo, a Torre Eiffel já foi considerada uma monstruosidade pelos parisienses lá nos idos do século XIX, quando foi construída como parte da entrada para Exposição Universal daquele ano, veja o nosso incrível guia sobre a Torre Eifel. Hoje em dia difícil mesmo é imaginar Paris sem seu maior ícone, não é mesmo? Você pode subir os seus cinquenta e sete metros de altura para observar Paris a seus pés, ou – se seu objetivo é apreciar a Torre Eiffel em si – subir outra importante torre, a de Montparnasse, ir ao Trocadero ou até mesmo o Arco do Triunfo.
- Sacre Coeur: A basílica de Sacre Coeur é uma das atrações mais visitadas na cidade e obrigatório no seu Guia Paris. Ela está localizada no charmoso bairro de Montmartre, que merece um lugar só para ele em nossa lista. Não deixe de checar o calendário no site oficial da igreja para saber os horários das missas e outros eventos religiosos que acontecem por lá.
- Montmartre: Montmartre é um dos bairros mais charmosos de Paris. Ele conta com várias ruas arborizadas, ladeiras, vielas e outros carinhos escondidos como nenhum outro lugar da cidade. O bairro ficou especialmente famoso por causa do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, super popular em terras tupiniquins. O Café Deux Moulins e a ponte de onde a protagonista gostava de atirar pedras no Canal Saint Martin ficam por lá. E se um filme só não é suficiente para te convencer a visitar Montmartre, saiba que o verdadeiro Moulin Rouge fica por lá também!
- Quartier Latin: O Quartier Latin é um enorme e tradicional bairro de Paris. Considerado um bairro de estudantes, até pela proximidade da famosa universidade Sorbonne, se você procurar pela sessão “bares e baladas” em seu Guia Paris, o Quartier Latin estará no topo da lista. É aqui também que se encontra uma outra atração que você precisa conhecer na cidade, os Jardins de Luxembourg.
- Jardins de Luxembourg: Paris é uma cidade que pode facilmente ser curtida do lado de fora, já que tem uma infinidade de parques, jardins e outras atrações a céu aberto para encher todos os seus dias – e mais um pouco. Dentre todas, os Jardins de Luxembourg é sem dúvidas um dos mais bonitos. Ele data de 1600 (mais antigo do que a maioria dos lugares que temos aqui no Brasil), mas foram preciso algumas décadas de renovação para ele ganhar a cara que tem hoje. Embora o lugar tenha o título de “jardim”, não são as flores que chamam atenção aqui e sim os grandes espaços abertos e as bonitas fontes espalhadas por todo lugar, em especial a Fontaine Medicis.
- Louvre: Paris conta com excelentes museus que merecem uma visita, como o Museu D’Orsay, o Museu Rodin e o L’Orangerie. Mas, já que essa é sua primeira vez na cidade, você definitivamente deveria conhecer o Louvre, que por si só precisa mais do que um dia para uma visita completa. A grande maioria dos turistas só se interessam em ver a Monalisa e a Vênus de Milo, mas a verdade é que o Louvre tem muito mais a oferecer. Cheque o site oficial do museu para conhecer o acervo completo, que conta com artigos egípcios, gregos, etruscos, romanos, chineses e muito mais.
Você já visitou essas atrações? O que achou? Alguma outra atração MUST SEE para marinheiros de primeira viagem? Comente e compartilhe!